quinta-feira, 20 de maio de 2010

NUTRIÇÃO E A COMUNICAÇÃO

'EU QUERIA SER IGUAL A ESSA MULHER!'
  Artistas e modelos famosas, seja em propagandas de televisão ou em revistas especializadas, veiculam, além de suas imagens impactantes, o incentivo à adoção de práticas alimentares restritivas, associando suas imagens ao resultado de determinadas dietas e ao uso indiscriminado de produtos para emagrecimento. Além disso, referem-se abertamente que, para alcançar esse o corpo perfeito, muitas vezes, se utilizam de práticas de controle de peso, como: dietas restritas, exercícios físicos extenuantes, cirurgias plásticas e até jejum. Esses padrões permeiam o imaginário popular, influenciando as práticas alimentares de controle de peso adotadas.

Por um lado a gente pode dizer até que a mídia influenciou assim o pessoal tudo bem feito e agora a mídia querendo que você fosse magra [...] você vê na revista [...] por exemplo, a apresentadora de televisão [...] veste 36 ah! se ela veste 36 eu sou capaz de vestir 36, ela tem uma cintura de 65 ah! também sou capaz de ter uma cintura 65, [...] eu queria ser igual a essa mulher [...] É, aí eu me imaginava ah eu vou ser igual aquela pessoa [...] Imaginava como meus padrões sendo os padrões da revista (E. 1).

O mundo das dietas e a indústria do emagrecimento incluem livros, revistas, artigos de jornal, programas de televisão, vídeos com exercícios, academias de ginástica, regimes alimentares e cirurgias plásticas22,32. Essas mensagens influenciam o psiquismo, principalmente o feminino, principal alvo de tais investidas.
A indústria da dieta prioriza o capital e ignora os danos à saúde. Assim, informações deturpadas invadem o universo das mulheres que buscam, incansavelmente, esse ideal impossível para a maioria delas, visto que existem biótipos diferentes.
(S.G. SOUTO, intitulada "Vivências e significados dos transtornos alimentares através da narrativa de mulheres". Universidade Federal do Ceará; 2002.)

BeijO.

11 comentários:

  1. QUANDO EU ERA GORDINHA,FICAVA IMAGINANDO COMO EU SERIA QUANDO EMAGRECECE...TA,SABIA QUE NÃO IA FICAR UM ANGELINA JOLIE,MAS QUANDO VI AQUELE MONTE DE ESTRIA Q NÃO IA EMBORA,A FLACIDEZ E A GORDURA LOCALIZADA QUE NÃO SAIA NEM POR REZA BRAVA,ENTREI EM DESEPERO...HOJE SOU CONCIENTE D Q SOU UMA MULHER NORMAL,E Q AS ARTISTAS TEM TODO UM PROCESSO POR TRAZ DO CORPAO Q A GENTE VE...AGORA ME EXPLICA,COMO A CAROLINA DICKEMANN ME ENGORDA MAIS DE 30 KG EM UMA GESTAÇÃO E LOGO DEPOIS ESTÁ COM A BARRIGA CHAPADA SEM NENHUMA,NENHUMAZINHA FLACIDEZ?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim conhecer seu espaço, estou seguindo vcs!
    otimas materias! Eboa sorte nessa caminhada academica, aproveitem bem esse tempo, ele passa rapido demais!
    bjuxx

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Retribuindo e a visita.
    Bom, já tive esse tipo de pensamento, mas hj, GRAÇAS AO MEU MARIDO, posso dizer que me livrei desse estigma.
    Claro, quero ficar mais magra, mas que "o meu padrão", não o de atrizes ou modelos, e acima de tudo, quero mais saúde do que já tenho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua visita e sem dúvida estamos juntas a partir de agora; adorei as dicas do seu espaço.
    Estarei sempre por aqui!
    Vamos juntas!
    Beijos!
    ótima quinta!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua visitinha, viu? Muito legal este espaço. Sou gastroplastizada há 2 anos e daqui pra frente tenho que seguir minha RA.
    Felicidades mil neste curso maravilhoso.
    Estarei seguindo também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É verdade,
    As pessoas estão sempre em busca de ser como outros exageradamente isso tem se tornado obsessão...
    Parabéns pela idéia do blog é importante as pessoas conhecerem os perigos das restrições, eu ja fiz muita doideira em busca de emagrecer até que descobri que o resultado era momentâneo...
    Tenho tentado me disciplinar a cada dia e controlar meus hábitos para me alimentar da melhor forma assim contribuindo para ter uma velhice mais saudável e quem sabe uma vida um tiquinho mais longa....
    Estou seguindo tbm
    Beijinhos
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi sou a sua mais nova seguidora... kkkk
    Já fiz mtas dessas dietas milagrosas, obtive resultados, mas logo voltava a engordar. Por isso estou fime na minha reeducação alimentar!!!

    bjinhooo

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Obrigada pela visita lá no meu cantinho e volte sempre que quiser, já estou te seguindo tb.

    bjus!

    ResponderExcluir
  9. Oi....é a primeira vez que visito seu blog e adorei....
    Como muitas tb fiz dietas milagrosas e acabei alem de perder peso perdi muita saude....

    Hoje sigo uma RA equilibrada e sem neuras...rssss

    Bjosss

    ResponderExcluir
  10. Passando pra retribuir a visita...
    Adorei o cantinho de vocês...
    Eu mesma já fiz um monte de loucuras pra tentar chegar ao corpo ideal!!!
    Agora já estou mais consciente e aprendendo a me cuidar melhor...
    Aos poucos vou crescendo!
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou seguindo vcs tb!!!
    É muito bom termos blogs informativos sobre esse assunto tão querido e detestado ao mesmo tempo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir