terça-feira, 18 de maio de 2010

NUTRIÇÃO E A COMUNICAÇÃO

SAÚDE E NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: O DISCURSO SOBRE DIETAS NA REVISTA CAPRICHO.
‘Outro título interessante em letra bastão grande e na cor verde – "Erros na dieta" (revista capricho de 29 de agosto de 1999) – vem seguido do subtítulo: "Se fosse fácil fazer regime, ninguém estaria acima do peso. Médicos e nutricionistas analisam o caso de quatro meninas que andaram tropeçando na dieta e mostram como elas poderiam superar suas dificuldades". O subtítulo sem destaque está na cor preta.
A cor verde do título faz uma analogia com a dieta, pois toda dieta tem como um dos alimentos principais os folhosos (verdes). De certa forma isto contraria o gosto de muitas pessoas e reforça a idéia de que fazer dieta não é muito agradável.
O título liga-se diretamente ao tema dieta/alimentação e reforça a função de sedução, pois trabalha com o insucesso das adolescentes e perpassa a idéia de fracasso. Outro sentido subjacente ao discurso aparece quando especialistas, através dos conhecimentos científicos, conhecimentos que produzem certezas, ensinarão às meninas a não tropeçarem mais em sua alimentação.
Desta forma, o discurso midiático desconsidera que aspectos socioculturais e psicológicos, muitas vezes, são preponderantes na determinação dos hábitos alimentares. Este tipo de cobrança por parte da sociedade e até mesmo dos especialistas quanto ao comportamento alimentar de adolescentes sem levar em consideração estes aspectos, acaba por levar a adolescente a um sentimento de culpa e fracasso. Pode induzi-la a engajar-se em práticas alimentares que resultem em transtornos alimentares ligados ao psíquico como anorexia e bulimia.’
(Serra, Giane Moliari Amaral . Saúde e nutrição na adolescência:
o discurso sobre dietas na Revista Capricho; 2001. 136 p.)

Este artigo,  revela os artificios com o qual a  midia, atrai a atenção do publico alvo. Vale a pena conferir!
 
 
E você acha que a revista mudou muito desde a publicação desse artigo, a 10 anos atrás ?

Beijo.

Um comentário:

  1. Oi, Adorei a visitinha e vim retribuir.Uma dica: põem o "seguidores" para que possamos ficar por dentro das nividades e podermos acompanhar suas postagens no nosso painel.
    Bj......

    ResponderExcluir