domingo, 23 de maio de 2010

DIETA DO PONTO Z

O Ponto Z é basicamente um plano alimentar baseado em proteínas para se ter uma saúde melhor, com o emagrecimento como bônus. O Dr. Barry Sears (um ph.D.), fundador do Ponto Z, defende  que é o excesso de carboidratos, principalmente os de alto índice glicêmico, que faz com que você ganhe peso.
  Sears criou suas próprias proporções dietéticas, às quais se refere como "proporção de ouro": 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras (40/30/30). Ele insiste que sua dieta é melhor para aliviar a fome e gerar energia física e mental.

A lógica

Sears promete a redução de risco de muitas doenças e um emagrecimento fácil. E pretende fazer isso controlando e equilibrando os hormônios corporais, especialmente a insulina. Sears chega ao ponto de dizer que "o alimento é a droga mais poderosa. Aprender como controlar as respostas hormonais ao alimento é o seu passaporte para entrar e permanecer no Ponto Z".

O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?

Sears insiste que a proporção 40/30/30 é o segredo para uma boa saúde e deve ser seguida em todas as refeições e lanches, não apenas ao longo do dia. A dieta recomenda que você se alimente 5 vezes ao dia e que sempre coma uma refeição ou lanche da Zona até uma hora depois de acordar. A comida é servida em "blocos". Uma refeição pode ser composta por 2 a 4 blocos de proteína, carboidrato e gordura, mas deve ser consistente.
  Geralmente, a dieta acaba fornecendo de 800 a 1200 calorias por dia.

FATO OU FICÃO: O que dizem os especialistas

Chris Rosenbloom, PHD., nutricionista registrada e professora associada de nutrição da Georgia State University, analisou e até seguiu a dieta. Diz que é difícil de planejar e ater-se às recomendações de Sears. "Toda a conversa sobre o 'inferno dos carboidratos', 'os problemas físicos causados pela ingestão de alimentos de alto índice glicêmico', têm pouco apoio na realidade. A dieta pode funcionar para algumas pessoas, mas não é uma fórmula mágica para emagrecer", diz Rosenbloom.

Perdas e ganhos/qual é o perigo?

A análise do Ponto Z feita por Rosenbloom descobriu que a dieta se apresenta escassa em vitaminas B, magnésio e zinco. A restrição a alimentos de baixo índice glicêmico leva a comidas super nutritivas, que acabam sendo de alta glicemia e, portanto, estão fora do plano. Além disso, a dieta não recomenda o uso de trigo e laticínios e pode ser pobre em cálcio, vitamina D e fibras. Ironicamente, embora Sears prometa aos seguidores um aumento de energia, ater-se à dieta por muito tempo pode acabar fazendo com que você se sinta exausto. Isso porque os níveis de calorias podem ser muito baixos para mantê-lo ou para fornecer todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.



Eaii gurias, o que acharam ? Vale a pena?
Deixe sua opiniãao.
Beiijo Grande! :D

Um comentário:

  1. Bah nao conhecia essa dieta, mas depois do que li aqui, nem quro conhecer tbnm
    hehehehehehe
    muitooooo boom... PARABENS Meninas!
    beijão

    aaa seguindo no twiiter tbm d;

    ResponderExcluir