terça-feira, 25 de maio de 2010

A DIETA DE  ATKINS
por Betsy Hornick, M.S., R.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Dieta de pouquíssimos carboidratos, muita proteína e muita gordura.  Faz com que o corpo queime gordura para ter energia. Pretende estabilizar as taxas ­de açúcar sangüíneo. Podendo causar fadiga, dores de cabeça, náusea e constipação.

­­­­A lógica

O Dr. Atkins acreditava que se o consumo de carboidratos fosse reduzido drasticamente, o corpo seria forçado a usar o acúmulo de gordura extra para ter energia. Durante o processo de conversão da gordura em energia, o corpo produz uma quantidadede substâncias chamadas cetonas, as­ quais acredita-se que tirem o apetite. Diz-se que as calorias da gordura são expelidas na urina, acarretando uma perda de peso rápida.


O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?
A dieta de Atkins consiste principalmente em proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e creme de leite. Durante o período de "indução", de duas semanas, são permitidos apenas 20 gramas de carboidratos por dia.
 Uma dieta saudável geralmente obtém de 50 a 60% das calorias dos carboidratos, o que equivale a pelo menos 250 gramas por dia.


FATO OU FICÇÃO : O que dizem os especialistas

A dieta funciona? Há muitos seguidores que juram sua eficácia. Entretanto, de acordo com Keith Ayoob,diretor de nutrição do Rose F. Kennedy Center na Albert Einstein College of Medicine, o fato de que as pessoas geralmente perdem peso com o plano do Dr. Atkins não é necessariamente algo bom. Certamente a cetose pode ajudá-lo a perder peso, mas é também o que acontece quando as pessoas passam fome. Apesar do argumento do Dr. Atkins de que o corpo elimina muitas calorias extras na urina, um estudo publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que apenas cerca de 100 calorias são eliminadas na urina diariamente.


Não há magia metabólica na dieta de Atkins. A perda de peso é inevitável quando se cortam categorias de alimentos importantes, reduzindo assim suas calorias. Inicialmente você pode tirar proveito da dieta, mas pode recuperar o peso quando estiver cansado das escolhas limitadas e voltar aos seus hábitos alimentares anteriores, diz Ayoob.

Já que a dieta não fornece o suficiente da fonte de energia preferida do corpo, os carboidratos, ele começa a decompor os próprios músculos para ter energia. Com isso, você perde mais água. Assim, muito do emagrecimento das primeiras semanas é o resultado de uma perda não saudável de tecido muscular e água.
Os efeitos colaterais de uma dieta de baixos carboidratos e muitas proteínas podem incluir fadiga, náusea, dores de cabeça, constipação e mau hálito, causados pelo acúmulo de cetonas no corpo, e um risco maior de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
A dieta de Atkins é tímida com os nutrientes vitais fornecidos por frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios, incluindo as vitaminas do complexo B; as vitaminas A, C e D; os antioxidantes e fitoquímicos; o cálcio. Com o tempo, uma dieta baseada em proteínas pode tirar cálcio dos ossos, aumentando o risco de osteoporose e fraturas do quadril. A alta ingestão de proteínas também pode sobrecarregar os rins e o fígado.

18 comentários:

  1. Olá meninas!

    Eu segui essa dieta e realmente ela funciona!
    Não exagerei na gordura,não comi ovos com bacon, mas deixei os carboidratos de lado e emagreci 5 Kg em um mês...o problema é que: quem é que vive sem carboidrato a vida toda?
    Se for para um empurrão na perda de peso,ok?
    Mas, como Reeducação Alimentar, nada feito!
    E para quem tem colesterol ruim alto , um risco a saude!
    O meu alterou bastante!
    sucesso!
    bjux

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas! Venho agradecer a visita e o convite.
    Vou sempre passar por aqui.
    Quanto a dieta de Dr Atkins, já ouvi falar.
    Eu particularmente, tenho um problema com a falta do carboidrato. Sinto muita dor de cabeça. Então não me arrisco a fazer essa dieta e também a nenhuma outra. Quero comer de tudo, mas quero aprender a comer.
    E isso aí garotas! Estou seguindo! Espero contar com vossas dicas e apoio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, obrigada pela visita e convite.
    Sobre a dieta, sinceramente estou conhecendo ela aqui. E não acredito que funcione.

    Para emagrecer com saúde é necessario a presença de carboidratos, pois sua principal função é fornecer enegia para o corpo.
    Essa energia é gasta através de atividades físicas.

    Como todo alimento tem sua função especial para nosso organismo, devemos saber medir a porção de cada, para emagrecermos ou mantemos nosso peso desejado.

    Prazer em conhecer o blog. Estou seguindo vocês!
    Beijos, fique com Deus e boa sorte em seus estudos!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Obrigado pela visitinha
    vou toprnar seguidora de vcs tbm
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá minhas qrdas,vim retribuir a visita e já às estou seguindo..bem,eu ñ concordo com essa dieta q é nula em hidratos d carbono,pois já fiz inúmeras dietas,consegui emagrecer,ms voltei ao peso anterior ou até +,já passei da fase d acreditar em dietas restritivas!!ñ sou profissional da área,ms com tantos anos d prática/aprendizado fui mentalizando q minha RA é vitalícia,agora como d td em poucas quantidades,sei q têm q ser várias vzs ao dia p acelerar meu metabolismo(ms no momento ñ tenho feito)e lógico evitar "porcarias",bebo bastante água e falta-me o exercício físico(ms pra já ñ tenho tempo)contudo tento remediar estacionando o carro um pouco distante do meu destino,assim,posso fzr uma caminhada..estou mt confiante q dessa vez chego e permaneço na minha meta(com saúde!!)pois quem corre..cansa e quem caminha..alcança!!fiquem com Deus,bjinhos..

    ResponderExcluir
  6. Oi..concerteza irei seguir vcs sim.. mto obrigado pela visita.. e amei saber q vcs gostaram do meu blog.. afinal, vcs entendem sobre o assunto né,rss
    Eu particularmente não gosto dessa dietas radicais, sempre fui magra, e após dois abortos espontaneos, que me causaram depressões, e me fizeram tomar remedios fortes, e claro comer errado e nada de AF, eu engordei, agora to na luta p emagrecer, e c eu disse, sou o tipo de pessoa q tem por lema, devagar e deinitivo, acho q fazendo uma refeição balanceada e atividades fisicas é chave do sucesso, emagrecendo devagar, sei q será definitivo, pq estou aprendendo a comer direito novamente,eu engordei de grama em grama, não da p perder de um dia p o outro né...
    Bom é isso meninas, acho lindo a profissão de vcs, penso em seguir essa carreira tb, sucesso ai viu.. e estarei sempre por aki...
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Ola, vim retribuir a visita e linkar minhas conterrâneas :) Ai que saudade do meu rio grande do sul :) eu sou mais que doutorada nesse assunto....ja fiz todas dietas possiveis e imaginaveis.... dieta não leva a lado nenhum, perder peso é fácil é ingerir menos daquilo que se gasta, agora é preciso fazer a cirurgia na cabeça e mudar o modo de pensar em relação a comida, é comer de tudo e não tudo...é se alimentar e não comer por comer...uma vez li sobre essa dieta e achei ela extremamente restritiva, a da Usp então devia ser proibida ahahhaha, a da sopa....do abacate, da maça...enfim... mas só o tempo fez com q eu aprendesse tudo isso...quem dera eu soubesse disso quando eu tinha 15 anos :) Beijooo grande pra voces !

    ResponderExcluir
  8. Olá amigas, adorei o convite! Gostaria de saber que tipo de matéria gostariam que eu enviasse, pois trabalho com o emocional relacionado a alimentação.
    lucianakotaka@uol.com.br
    beijocas, adorei seu espaço

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog. Estou seguindo, boa quinta bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nossa já li o livro o Dr. Atkins e na semana em que tentei fiquei com uma dor de cabeça insuportável. Mas o livro é tão bom e persuasivo que você começa a acreditar que a culpa de ser gordo é toda dos carboidratos.
    Só parei com a dieta quando li uma notícia de que ele supostamente teria morrido de doenças do coração em virtude da alimentação gordurosa que tinha.
    Seja verdade isso ou não, realmente não existe formula milagrosa pra emagrecer, e ficar sem comer carboidrato realmente não é o caminho.
    Adorei a idéia desse blog. Depois se puderem dêem uma passada no meu pra ver a dieta que estou seguindo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola vi vcs no blog da Paula Moulin vim conhecer...eu acho essa dieta coisa de doido...
    alguns falam q funciona, mas oq seria funcionar?!emagrecer depois engordar tudo de novo,entao nao funciona ne....O que funciona mesmo é aprender a comer de tudo, prorizando bons alimentos, fazer exericios, enfim...
    Muito bom o blog Bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá meninas... adorei a iniciativa de vocês.
    Depois vou passar aqui com calma e fazer um comentário descente...
    Estou correndo hoje... rsrs!! Já estou seguindo vocês, ok??
    Olha... existe um template perfeito para vocês neste link:

    http://www.ipietoon.com/2009/11/blogger-template-food-and-cooking-blog.html

    visitem e se gostarem... coloquem!!
    Beijosssssssss
    Kika

    ResponderExcluir
  13. Oi vim conhecer vcs e estou seguindo.
    um grande bbjo

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! Com certeza estarei por aqui para aproveitar as dicas de vcs!
    Vamos juntas nessa luta!
    Conto com vcs;
    Beijos.
    Ótima quinta.

    ResponderExcluir
  15. Olá obrigada pela visita, estou seguindo vcs. Há 20 anos atrás, rsrsrs, qdo nem precisa emagrecer, pois era magra, fiz esta dieta e enxuguei 5 kg... funciona mesmo, mas não faria de novo não. Prefiro comer mais equilibradamente.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. vim conhecer, estou seguindo...
    me deem uma força no meu blog bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Essa dieta faz você emagrecer sim perde-se peso,(que legal).mas a roupa continua a não servir.pois perdu-se massa muscular.Não adianta emagrecer na balança e a roupa não servir.....A RA é pra vida toda,comer quase de tudo um pouco.

    ResponderExcluir
  18. Eu fiz esta dieta , fiquei me sentindo um poco cansada. mas eu li ali que é efeito da dieta neh... ainda bem, que nao a segui por mt tempo.
    beijo

    ResponderExcluir