sexta-feira, 11 de junho de 2010

OS FALSOS GORDOS
                                       Fábio Oliveira e Angela Nunes
(Revista Veja – 13 de dezembro de 2000)

Uma pesquisa conduzida pela psicanalista Mara Cristina de Lucia, diretora de psicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. De cada dez adolescentes, pelo menos quatro acham que têm excesso de peso e precisam fazer regime, mesmo que a balança registre adequação aos padrões de saúde, revela a pesquisadora.

Foram entrevistados 588 estudantes de São Paulo, entre 11 e 18 anos, nas diversas faixas de renda, até abril deste ano. Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulação, esses adolescentes contaram que já fizeram algum tipo de dieta, praticaram exercícios com o objetivo de emagrecer ou se submeteram a tratamento estético. Houve até casos de entrevistados que tomaram remédios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diuréticos ou induziram o vômito, práticas condenadas pelos médicos.

Da amostra de estudantes, 10,7% já fizeram de dois a quatro regimes, 13,6% de cinco a oito e nada menos que 47,4% passaram dessa casa e perderam a conta. "É um cenário preocupante porque eles mergulham em dietas radicais, não conseguem manter o ritmo e depois recuperam todo o peso de volta", avalia Mara Cristina.

No encontro anual da Associação Americana para o Estudo da Obesidade, na Califórnia, e apresentou um relato sobre um questionário aplicado a pré-adolescentes e adolescentes (de 9 a 14 anos de idade, 5.865 do sexo feminino e 4.322 do masculino, entre 1996 e 1997). Ficou comprovado que as garotas têm uma propensão muito mais acentuada do que os garotos a se considerarem acima do peso, embora a realidade mostre o inverso, isto é, quem aparece realmente com quilinhos a mais é o sexo masculino.
Segundo a médica, a imagem negativa associada às pessoas gordas já se sedimentou inclusive na pré-escola.

Outro resultado importante do levantamento de Harvard indica que as garotas que faziam regimes freqüentes tinham aproximadamente cinco vezes mais probabilidades de ficar com sobrepeso do que as que nunca aderiam a dietas. Poucas pessoas conseguem embarcar em redução da ingestão de alimentos por um longo período, e os dados de Alison Field apontam que a turma que sempre fecha a boca com mais determinação é também a mais propensa a episódios de comilança desenfreada em seguida.

Perseguir um novo padrão de beleza, baseado nas linhas da magreza, ou se armar melhor para batalhar uma namorada são motivações legítimas para a adolescência. Mas a sucessão de regimes atabalhoados pode, na verdade, acarretar frustração psicológica e até distúrbios graves na saúde. "O adolescente sofre mais com dietas malconduzidas porque ele é particularmente impaciente, quer emagrecer rápido, até mesmo para uma festa dali a quinze dias", define o endocrinologista Marcelo Bronstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O que podem os pais fazer para descobrir a presença de um falso gordo dentro de casa?

A psicanalista Mara Cristina de Lucia aponta vários sinais. O adolescente começa a evitar alimentos que engordam e só quer produtos diet. Ou ainda: fica o tempo todo checando se engordou, pergunta para todos se acham que seu perfil saiu dos trilhos e vira um malhador de primeira, praticando esportes e fazendo exercícios a qualquer hora. "Um desses fatores isolados não é motivo para preocupação, mas, quando eles surgem juntos, o adolescente está obcecado", explica Mara Cristina de Lucia. Quem não necessita não deve aderir ao regime. "Precisamos afastar a mentalidade da dieta, de consumir menos calorias, e tornar os adolescentes mais fisicamente ativos, encorajando-os a encontrar atividades inclusive mais divertidas", aconselha a médica americana Alison Field.

2 comentários:

  1. Realmente impressionante, o fato de uma garota ta sempre de regime, pode fazer com que ela engoorde... bah nao sabia.
    muito legal o blog.
    beijiiin

    ResponderExcluir
  2. Tenho filhos nessa idade, estáva procurando sobre isso e achei o blog de voces... e e justo neste artigo.. li este e outros do blog.
    muito legal
    parabens sucesso

    ResponderExcluir