quarta-feira, 16 de junho de 2010

INSATISFAÇÃO CORPORAL, PRÁTICA ALIMENTARES E DE EMAGRECIMENTO EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO.

A adolescência compreende a fase do ciclo de vida que se estende dos 10 aos 19 anos de idade. Nesse período, ocorrem transformações que são influenciadas por fatores ambientais e genéticos. A insatisfação e distorção da imagem corporal, características marcantes dessa fase, contribuem consideravelmente para o desenvolvimento de transtornos alimentares, afetando principalmente as meninas.

Objetivos:

O presente estudo teve como objetivo avaliar 54 adolescentes do sexo feminino, matriculadas em um colégio particular no município de Guarapuava-PR, com idade entre 14 e 19 anos.

Método:

Foram determinados seu estado nutricional e seu peso teórico, comparando-os com a percepção que as avaliadas têm sobre
o próprio corpo.

Resultados:

Pelo Índice de Massa Corporal (IMC), percebeu-se que 1,85%das avaliadas apresentaram magreza grau III, 1,85% magreza grau II, 14,81% magreza grau I, estando a maioria eutrófica (75,93%) e apenas 5,56% com sobrepeso, não se encontrando nenhum caso de obesidade. Dentre essas adolescentes, 29,63% relataram estar contentes com o corpo e 70,37% relataram não estar, sendo que dessas, 66,67% gostariam de emagrecer.
Nota-se que a distorção da imagem corporal ocorre entre essas adolescentes, uma vez que a maioria apresentou-se eutrófica e mesmo assim possuíam o desejo de diminuir seu peso.

Conclusão:

Ressalta-se que esse fator pode estar ligado à imagem de corpo ideal veiculado pela mídia, levando ao desenvolvimento de possíveis transtornos alimentares.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário