quarta-feira, 2 de junho de 2010

     A  MODA DAS DIETAS E SUAS REPERCUSSÕES NO
COMPORTAMENTO ALIMENTAR…

 A exagerada preocupação com a forma corporal que hoje  se verifica vem provocando o incremento de toda uma gama de novas doenças reconhecidas como transtornos do comportamento alimentar (TCA), destacando-se a anorexia nervosa, a bulimia nervosa, o transtorno da compulsão alimentar periódica, este último referente à modalidade transtornos alimentares não especificados.

 Devido à maior valorização da aparência física e, em  conseqüência, a verdadeira obsessão que, principalmente, as mulheres têm desenvolvido com relação às dietas e a magreza, verifica-se um significativo aumento da doença nos dias de hoje, pois os especialistas afirmam que as dietas rigorosas desempenham papel fundamental (embora não seja o único) no desencadeamento dos transtornos do comportamento alimentar.(Andrade, 2000;SBPC, 1993).

 Muito se tem estudado e divulgado sobre os efeitos do excesso de peso na saúde  porém, o mesmo não se verifica com relação ao efeito da adoção indiscriminada de dietas restritivas e do quão arriscada essa prática pode ser. Embora originalmente o termo dieta tenha significado “hábitos diários de alimentação” , nos dias de hoje é quase sinônimo de privação de alimentos.

 A vergonha que alguns pacientes sentem em expressar sintomas, e mesmo o desconhecimento de que tais sintomas representam alguma doença, colabora com a ausência de informações mais precisas sobre a incidência dos TCAs. Sabe-se, porém, que mais de 90% dos casos ocorrem com as mulheres.

 No Brasil em estudo de base populacional realizado por Nunes na cidade de Porto Alegre, foram investigadas a prevalência de comportamentos alimentares anormais e práticas inadequadas de controle de peso em 513 mulheres adolescentes e adultas jovens de 12 a 29 anos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:

30,2% dessas mulheres apresentaram comportamento de risco para desenvolver um TCA;
11,3% apresentaram comportamento alimentar patológico, correspondendo a quadro subclínico de desordem da conduta alimentar, os quais se enquadram nos critérios diagnósticos
8,5% fazem uso de laxantes.

Nem todas as pessoas que fazem dieta desenvolvem um transtorno do comer, porém, diferentes pesquisas realizadas em diferentes países apontam para o seguinte:

Adolescentes do sexo feminino que realizaram dieta severa têm dezoito vezes mais chances de desenvolver TCAs em relação àquelas que não fizeram dietas e as que realizaram uma dieta moderada tiveram cinco vezes mais chances. Os pesquisadores ainda concluíram que o comportamento dietante é o mais importante preditor para o
desenvolvimento de TCAs (Andrade, 2000, p. 22).
Em um estudo clássico teve como objetivo estudar as conseqüências psicofisiológicas da fome em pessoas inicialmente saudáveis e emocionalmente estáveis. Trinta e seis militares se voluntariaram para esta experiência. Esses voluntários foram submetidos a uma dieta restritiva prolongada em que a ingestão calórica foi reduzida à metade (prática comum entre mulheres que querem emagrecer rápido).
Observaram-se as seguintes mudanças no comportamento desses voluntários, após terem perdido 25% de seu peso corporal:

  • Estavam cada vez mais preocupados com comida e o comer.

  • Colecionaram receitas e livros de culinária

  • Desenvolveram hábitos novos na ingestão de alimentos

  • Utilizavam um tempo desmedito em planejar as refeições

  • Bebiam mais chá, café e outros liquidos

  • Mastigavam mais chicletes

  • Aumentavam o consumo de cigarros

  • Faziam combinações estranhas de alimentos;

  • Todos desenvolveram depresao , indecisão , ansiedade, isolamento social , variedade de humor, Perda do interrese sexual.

  • Apresentaram episódios de bulimia.


Assustador  né meninas.  Muito bom este artigo. O link do artigo completo segue abaixo, aguardamos as opiniões.
Beiijinhos! :D

4 comentários:

  1. Ola meninas otimo este artigo... ainda nao li todo mas o trecho que postaram ja é exclarecedor.
    Estou seguindo voces no twitter tbm...
    beijao

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho que tens comigo quando visita meu blog!!!!! Um fim de semana super light!!! bjus!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita! Estaremos juntas daqui pra frente! e ótima matéria!
    Vamos que vamos!
    Ótimo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. -Utilizavam um tempo desmedito em planejar as refeições
    -Bebiam mais chá, café e outros liquidos
    -Mastigavam mais chicletes.

    Fiquei passada com o resultado dessa pesquisa
    O.O
    MUITO BOM TRABALHO.
    BEIJO

    ResponderExcluir